Entre nós e as palavras com a escritora… Júlia Nery

Apresentação do livro Da India, com amor, por Aida Baptista

Júlia Nery
Nasceu em Lisboa, a 28 de outubro de 1939. Licenciou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa, em 1964, e é diplomada em Estudos Franceses pela Universidade de Poitiers. Foi professora na Escola Secundária de Cascais e formadora no domínio da Didática Específica do Português. A par da investigação nos domínios da didática e da pedagogia da Língua Materna, tem-se dedicado à dinamização de oficinas de escrita criativa, tendo também realizado dramaturgias de espetáculos destinados ao público juvenil, em colaboração com o Teatro Experimental de Cascais e o Grupo Nós e Vozes; é autora de teatro radiofónico e de crónicas radiofónicas, assim como de colaboração dispersa por jornais e revistas.

Da Índia, com amor

Da Índia, com amor dá-nos as cores, formas, luz e sombras das figuras, ambientes e emoções de um vasto painel da presença dos portugueses em Goa, na época da sua afirmação no Oriente. Com Joana e Violante, órfãs d’el-rei, viajamos na Carreira da Índia. Joana nos fará testemunhas da sua viagem interior, por dentro da saudade, amor e aventuras, dúvidas de si e da sua fé, abalada pelo confronto com outra cultura, até ao momento em que, naufragada, despojada, perdida em terras de cafres, ouvimos as últimas palavras da sua narrativa: sei quem sou. A narração do futuro caberá a outros.

Livro recomendado, no Plano Nacional de Leitura, para apoio a projetos relacionados com a História Universal no Ensino Secundário.

2016-11-24 21:30