Tertúlia à volta do livro O povo que ainda canta

Apresentação do livro O povo que ainda canta, de Tiago Pereira, por José Moças (Diretor) da Tradisom – Produções Culturais, Raúl Grilo (Grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscas), António Tomás e Elisabete Pereira (Orfeão de Abrantes), com apontamentos coreográficos e musicais.
Público em geral

O povo que ainda canta

Edição limitada e numerada com a série completa (26 episódios) da RTP 2 O Povo que Ainda Canta e como extra Cancioneiro Musical com filmagens que não foram emitidas na RTP e o roteiro das viagens do realizador Tiago Pereira!

Depois de quatro anos imparáveis em torno da música portuguesa nas suas mais variadas expressões, com mais de um milhar de projetos registados em mais de 2300 vídeos, depois de mais de uma dezena de documentários realizados e de ter vencido um prémio Megafone, de ver um disco editado pela NOS Discos e de manter um programa semanal na Antena 1, o realizador Tiago Pereira traz ao grande público a série documental «O Povo Que Ainda Canta», que depois de ter sido exibida em formato televisivo na RTP2, é agora editada em formato DVD.

A série de 26 episódios, produção da Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP), surge na sequência dum trabalho extenso de realização de documentários que mostram várias facetas da música portuguesa através dos seus protagonistas. De Norte a sul do país, Tiago Pereira e a equipa da MPAGDP partilham a criatividade dum povo que não quer ser esquecido. Esta série documental, que é um trabalho de autor, está ligada a um canal de vídeos online que desde há 5 anos divulga práticas expressivas que se mantêm vivas, que não pertencem só ao passado e que têm sido registadas nos contextos onde acontecem, sem encenações.

Mogadouro, Dão-Lafões, Ribatejo, Gouveia, Baixo Minho, Baixo Alentejo, Douro, Porto ou Miranda, sem esquecer os arquipélagos da Madeira e Açores, entre outras regiões, são alguns dos territórios por onde tem passado a MPAGDP e que são agora palco dos episódios de «O Povo Que Ainda Canta», por entre milhares de quilómetros percorridos com o equipamento na bagagem. Com “O Povo que Ainda Canta” começamos a conhecer as vidas de quem se dedica a instrumentos específicos, como as gaitas-de-fole ou os adufes, seja a tocar ou a construí-los, e de quem mantém viva a tradição das danças de matriz rural.

2017-10-03 21:30