Encontro Infantojuvenil com o escritor Alexandre Parafita

Apresentação do livro A Brincar, a Brincar... Vamos lá Rimar

A Brincar, a Brincar... Vamos lá Rimar
Tudo nestas histórias tem som, ritmo e música. Por isso, as palavras cantam nas páginas do livro, e apetece ouvi-las uma, duas, três… muitas vezes. Procura-se assim estimular nas crianças o gosto de brincar com as palavras, na certeza de que é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da escrita.

Alexandre Parafita
É natural de Sabrosa. Tem o Doutoramento em Cultura Portuguesa (na área do Património Cultural Imaterial) e o Mestrado em Ciências da Comunicação (especialidade de Antropologia da Comunicação) e pós graduou-se em Direito da Comunicação. A sua formação académica passou pela Escola do Magistério Primário de Vila Real, Escola Superior de Jornalismo do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É docente do ensino superior, escritor, jornalista e investigador nas áreas da mitologia e do património cultural imaterial. Integra a equipa de investigação incumbida de realizar o Arquivo e Catálogo do Corpus Lendário Português, é vice-presidente do Observatório da Literatura Infantojuvenil (OBLIJ) e coordena o Plano de Inventariação do Património Cultural Imaterial do Douro, no âmbito do Museu do Douro. É autor de várias dezenas de livros, em domínios multidisciplinares, desde os estudos do património cultural, antropologia e etnografia, à ficção, poesia e literatura infantojuvenil. Grande parte da sua obra faz parte do Plano Nacional de Leitura (PNL), integra manuais escolares de vários níveis de ensino e é bibliografia obrigatória em cursos universitários.

Público alvo: Infantil

2019-01-17 14:00