Entre nós e as palavras com a escritora Deana Barroqueiro

Apresentação do livro Contos eróticos do Velho Testamento, da editora Editorial Planeta

Deana Barroqueiro

Nasceu nos Estados Unidos da América, em 1945, e emigrou para Portugal aos dois anos. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, a que se seguiu uma longa carreira de professora de Língua e Literatura Portuguesa e Francesa, e muitos projectos de Teatro e de Escrita Criativa. Dotada de invulgar capacidade de comunicação, tem um longo currículo de palestras em escolas, universidades, bibliotecas e outros espaços culturais, sobre História e Cultura Portuguesa do Século XV ao XVII. Em Novembro de 2003, recebeu um louvor pela Câmara de Newark, EUA, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa.  Enquanto escritora, publicou as seguintes obras: uma colecção de sete romances de viagens e aventuras, Cruzeiro do Sul; os Contos Eróticos do Velho Testamento e os Novos Contos Eróticos do Velho Testamento, o primeiro volume traduzido e editado em Espanha, Itália e Brasil; uma trilogia de romances que abarca toda a Expansão Portuguesa dos séculos XV e XVI, O Navegador da Passagem – Bartolomeu Dias, O Espião de D. João II – Pêro da Covilhã e O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto. D. Sebastião e o Vidente que recebeu o Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri, antecedendo na temática o romance 1640, publicado em 2017 pela Casa das Letras/Leya. O romance O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto foi parcialmente adaptado por João Botelho no filme Peregrinação (2017), que foi nomeado para o prémio Sophia da Melhor Adaptação de Obra Literária.

Contos eróticos do Velho Testamento
Reedição revista e coligida num único volume, com prefácio de Maria Teresa Horta, de duas das obras preferidas da autora, 15 anos após a sua 1.ª edição. Leitura obrigatória para quem sempre quis perceber a raiz da discriminação sexual. A partir de crónicas do Antigo Testamento, Deana Barroqueiro recria de forma irrepreensível e fascinante a vida dos pastores nómadas que formaram as tribos de Judá e Israel, num conjunto de narrativas cheias de erotismo e sensualidade, mas também pontuadas por episódios de violência e tirania.   “O livro de Deana Barroqueiro traz consigo a visão da mulher. Lúcido olhar, que ao longo dos séculos tem faltado à visitação deste universo da Bíblia” Maria Teresa Horta   Um livro que mostra como as mulheres foram retratadas durante séculos: criaturas de segunda categoria, ardilosas e insaciáveis Uma viagem histórica, mas também poética, sensual e dramática, pela vida das mulheres da Antiguidade, escravas dos caprichos, da ambição e da ira masculina, que se viam confinadas às tendas de pastores nómadas, a haréns e serralhos dos palácios dos faraós do Egipto ou dos reis da Pérsia e da Mesopotâmia. Um livro impar com o olhar único e magoado de quem lutava pela existência num mundo em que as ‘filhas’ de Eva eram consideradas pelos homens como mercadoria e seres inferiores aos animais, conceito que perdurará ainda hoje, perpetuado por algumas interpretações fundamentalistas dos livros ditos sagrados. Contos Eróticos do Velho Testamento regressa ao mercado 15 anos após a sua primeira vida, numa reedição revista e coligida num único volume, de duas das obras preferidas da autora. Leitura obrigatória para quem sempre quis perceber a raiz da descriminação sexual.

Público em Geral

2019-02-28 21:30