Ler os nossos com Joaquim Gomes dos Santos

Lançamento do livro Os Carvoeiros do Pego: Usos e costumes.

Edição CRES.SER – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário conta com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes (através do FinaAbrantes)

Joaquim Gomes dos Santos Joaquim Gomes dos Santos, é filho de carvoeiros e ele próprio conheceu a experiência das carvoarias. Foi professor de Matemática no segundo ciclo e, aquando do estágio, mostrou ao vivo na Escola D. Miguel de Almeida, em Abrantes, como se faz carvão pelo método tradicional. Sobre a atividade da carvoaria, foram já publicados na revista Zahara (nº 8, Nov 2006) dois trabalhos: “O carvoeiro”, de Joaquim de Sousa Gil, e “A mulher nas carvoarias”, de Isilda Jana, este seguido de um “Vocabulário carvoeiro”. Entretanto, o autor da obra que agora sai à rua deu-se ao trabalho de organizar as suas memórias e completá-las com informação recolhida junto dos “últimos” carvoeiros, passando o conjunto a um cuidado escrito. O resultado é uma narrativa cheia de informação e de pessoas vivas numa atividade de uma dureza que fica bem documentada.

2019-12-12 18:00
Biblioteca Municipal António Botto - Abrantes