Ao sábado com a bebeteca: Ler antes de ser

Formadora: Ana Mourato
Duração de cada sessão: 45mn
Abertura da bebeteca: 10:00


Ana Mourato
Doutorada em Psicologia da Educação. Mestre em Educação e Leitura. Licenciada em Psicologia Educacional. Pós graduada em Psicoterapia Psicodinâmica e em Livro Infantil. Coordena e dinamiza, desde 2005, projetos que envolvem a Literatura para a Infância e a Psicologia do Desenvolvimento com atelieres desde os 4 meses aos 5 anos, workshops e formações. O trabalho é realizado na APIA (Associação de Proteção à Infância da Ajuda) como projeto continuidade bem como em bibliotecas a nível nacional. Trabalha igualmente no consultório do Espaço N – Neurociências, saúde e desenvolvimento de Lisboa com consultas de Psicologia Educacional (3 aos 10 anos) numa intervenção pedagógica-terapêutica onde é utilizada a literatura para a infância, dinâmicas de criação e recriação de histórias de autoanálise comportamental favorecendo a relação terapêutica, a livre projeção, a introspeção, a reorganização e a valorização da criança.


Atelier: O livro e o bebé
Dos 4 aos 12 meses - 10:30

Contar histórias a um público bebé é uma experiência social, é uma atividade criativa, expressiva, que envolve a imaginação e a relação interpessoal. O livro para a infância cumpre um papel de continente da relação entre o mediador da palavra e o bebé, permitindo, através da proximidade física e sensorial, pequenas aprendizagens do foro cognitivo e relacional proporcionando paralelamente sensações de conforto e segurança, fatores essenciais neste início de percurso desenvolvimental.
A abordagem do livro implica uma forma mais complexa de comunicação, o seu vocabulário é mais amplo, e este, associado à imagem e aos processos de descoberta e de interação que as obras propõem, torna-se um precursor excelente e um ótimo suporte para o desenvolvimento da linguagem e para a promoção da literacia.
Este atelier funciona, igualmente, como forma de apresentar às famílias e aos educadores alguns suportes do livro para a infância onde o grafismo, narrativa e ilustração têm um potencial gerador de afetos e de comunicação.


Atelier: A dois é melhor
Dos 12 aos 24 meses - 11:30

O projeto A dois é melhor é composto por ateliers que têm como base uma coleção de livros para a infância com o título original À deux, c'est mieux, da autora Isabelle Gilbert, que engloba temáticas que fazem parte do desenvolvimento afetivo e emocional e que abraça as narrativas de uma forma simples e bastante acessível para o público infantil. Esta é uma idade em que as estruturas mentais são amplamente intuitivas, livres e altamente imaginativas, no entanto tornam-se mais apelativos os contextos narrativos simplificados, com uma estrutura coerente, significativamente simbólica e carregada de componentes emocionais, afetivas e relacionais associadas às situações e vivências próximas e diárias destes pequeninos.


Destinado a famílias. Vagas limitadas. Inscrição obrigatória, sem custos associados para os/as participantes.



Data
2016-10-08 10:30
Local
Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Municipal António Botto
Abrantes, Portugal
 
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.