VI Jornadas Biblioteconómicas de Abrantes

As Jornadas Biblioteconómicas de Abrantes têm o objetivo de fomentar o contacto entre todos os profissionais de informação-documentação, o mundo das bibliotecas – públicas e escolares – e as questões que se colocam à generalidade dos mediadores de leitura no nosso país.

Tendo em vista a singularidade, a inovação e o garante da qualidade desta iniciativa, utiliza-se uma metodologia baseada em oficinas de leitura e de promoção da leitura, enriquecida com sessões plenárias. Pretende-se garantir práticas de qualificação especializada, com potencialidades culturais e formativas de elevado retorno para os/as profissionais que tiveram a oportunidade de participar.

Leitura e desenvolvimento sustentável
A leitura não é um fim, em si mesma, mas um meio que contribui para a qualidade de vida dos leitores. Os textos falam da vida e do mundo. Mas a leitura é indispensável para a consolidação dos processos de comunicação, clarificação e aquisição de conceitos, desenvolvimento do espírito crítico e formação da cidadania ativa.
Os contributos da biblioteca para o sentimento de pertença a uma comunidade - local ou global - e para a coesão social, continuam inestimáveis. A clara perceção dos seus papéis e das necessidades dos seus utilizadores, foram sempre um dos pontos fortes, na sua capacidade de adaptação às mudanças na sociedade.
Numa era de crise económica e social, de mudança de paradigma tecnológico e de necessidade de transição de modelo energético, em que as questões do desenvolvimento sustentável foram assumidas pela ONU como decisivas para o futuro da humanidade, as bibliotecas não podem ficar indiferentes a essas questões e à necessidade de promoção da leitura como instrumento importante de consciencialização dos problemas que enfrentamos e de mobilização para a adoção de estilos de vida sustentáveis. É neste contexto que adotamos o título “Leitura e desenvolvimento sustentável” como tema das VI Jornadas biblioteconómicas de Abrantes.

Dia 22 de novembro

Abertura do secretariado

Sessão de abertura
Presidente do Município de Abrantes - Maria do Céu Albuquerque
Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - Silvestre Lacerda
Diretor do Centro de Formação da A23 - José Tomé

Teoria e prática da educação para o desenvolvimento sustentável
Manuel de Carvalho Gomes
Projeto IMPRINTPLUS: consciencialização ambiental para a compensação da pegada ecológica
Milene Matos

Almoço

Teoria e prática da educação para o desenvolvimento sustentável
Manuel de Carvalho Gomes
Milene Matos

Dia 23 de novembro

Viver com menos para ser feliz
Andresa Salgueiro
Referencial de educação ambiental para a sustentabilidade: os temas, as práticas e as leituras
Isabel Lopes

Almoço

14:30-17H30
Viver com menos para ser feliz
Andresa Salgueiro
Isabel Lopes

Para docentes, esta atividade foi reconhecida como ação de formação de curta duração, pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação A23.

2018-11-23 09:00 - 17:30

• De 2018-11-22 09:00 a 2018-11-23 17:30
    segunda, terça, quarta, quinta & sexta