Encontro Infantil com a ilustradora Rachel Caiano

Oficina de ilustração com a ilustradora Rachel Caiano sobre o livro Ombela - A origem das Chuvas de Ondjaki da Editora Caminho.
Destinado ao 1º ciclo do ensino básico.


Ombela - A origem das Chuvas
Nesta estória, Ondjaki aborda o mito da origem das chuvas.
Esta é a estória da deusa Ombela («chuva» em umbundo), a que aprendeu a fazer chover usando as suas lágrimas.


Rachel Caiano
Artista plástica e ilustradora, nascida em 1977, com uma formação que passou pelas artes de palco - bacharelato Realização Plástica do Espetáculo, ESTC - tem vindo a desenvolver projetos nas áreas da ilustração, teatro e pintura, bem como de workshops ligados à ilustração. Colabora regularmente com diversas publicações.
Na área da ilustração para a infância tem diversos livros publicados: “De umas coisas nascem outras” de João Pedro Mésseder, 2016 Caminho; “Ema a Menina Triste”, de Vítor Burity da Silva, 2016 Plural Editores – Angola; “Maria quer o mundo” de Manoel Ricardo de Lima, 2015 Edições SM Brasil; “Ombela” de Ondaki, 2015, Caminho; Tudo é Sempre Outra Coisa” de João Pedro Mésseder, 2014, Caminho; “Pequeno livro das coisas” de João Pedro Mésseder, 2012 Caminho; “Viagem ao país da levitação” de Gonçalo M. Tavares, 2012 APCC; “O leão e o coelho saltitão” de Ondjaki, 2008 Caminho; “A chegada de Twainy” de Hélia Correia, 2011 Relógio d’Água; Série Senhor Valéry para a infância de Gonçalo M. Tavares com os títulos: “Os Dois Lados”, “Os amigos”, “A casa de férias”, “Os sapatos” entre 2007 e 2009 na Caminho; “Histórias tais animais e outras mais” e “Histórias de Patente com Tenente e Outra Gente”, de Pedro Teixeira Neves, 2007 Caminho; “Real…mente”, de Teresa Guedes, 2005 Caminho. Diversos dos seus livros estão nas listas do Plano Nacional de Leitura.
Tem livros traduzidos em diversos países.
Os seus livros "Os dois lados" e “O Leão e o Coelho Saltitão foram selecionados para a Exposição "The White Ravens 2008 e 2009" - Uma seleção internacional dos melhores livros - organizada pela International Youth Library.
Foi distinguida com o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014 com o livro “Pequeno Livro das Coisas”, livro que foi também finalista do Prémio SPA 2013.  
Foi uma das vencedoras do Prémio Jovens Criadores 2007 na área da ilustração.  
Na área da criação teatral, concebeu os cenários, figurinos e objetos de cena para as peças: “Viagem ao País da Levitação” – uma produção Teatro Maria Matos 2014, de Constanza Givone; e “Ver Ler – Ler Ver, o Hipopótamo” uma ópera para a infância com libreto de Gonçalo M. Tavares 2014, onde trabalhou com Miguel Jesus. Fez também a direção de conceção dos figurinos da ópera encenada por João Brites: “O Circo do Mágico Eli Eli Eli Elias”, com libreto de Gonçalo M. Tavares.  
Bolseira do Centro Nacional de Cultura, com o projeto Personagens para uma realidade inútil, na área de Artes do Espetáculo. Bolseira do M.C em 2002, na área de Dramaturgia.

 



Última data
2017-01-20 14:00
Local
Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Mun. António Botto
Abrantes, Portugal
 

Todas as datas

  • 2017-01-20 14:00
  • 2017-01-20 10:30
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.