Ler os nossos com Carlos Lopes Bento

Apresentação do Caderno Cultural Obreiros do Mundo Agrícola de Mouriscas - Proprietários, Agricultores e Jornaleiros e seus Titulares (1860-1911) I e II volumes, por Humberto Lopes, representante da Associação de Desenvolvimento Integrado de Mouriscas (ADIMO), e por João Serrano, representante da Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA)

Público em geral

Carlos Lopes Bento

Carlos Lopes Bento nasceu em Mouriscas, no concelho de Abrantes, a 2 de abril de 1933, onde concluiu a 4ª classe. No Colégio Infante de Sagres/Externato Infante de Sagres, concluiu o 5º ano liceal. Terminou os estudos liceais no Instituto de Santo António, sediado em Castelo Branco.
É diplomado em Administração Ultramarina, licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas e Doutor em Ciências Sociais e Políticas especialidade “História dos Factos Sociais” pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa e é professor universitário.

O território que constitui a Freguesia de Mouriscas e faz parte do Concelho de Abrantes, situa-se no Alto Ribatejo e numa encosta da margem direita do médio Tejo. Os seus solos bastante movimentados, a maior parte de natureza xistosa, embora, agricolamente pobres, são favoráveis ao crescimento da oliveira, da figueira, da laranjeira, do pinheiro bravo, do sobreiro, do carvalho e do eucalipto e de mato como o tojo, a torga, o rosmaninho, a carqueja e a esteva. Nas margens dos ribeiros e vales florescem os choupos, os freixos, os amieiros e os salgueiros. Está dividido em milhares de propriedades, agrícolas e silvícolas. Predomina a pequena e média propriedade, sendo aquela muito mais expressiva do que esta. Raramente as várias parcelas do mesmo proprietário são contíguas.
Neste Caderno serão nomeados os principais obreiros – proprietários, agricultores e jornaleiros – responsáveis pela organização e funcionamento da atividade agrícola desenvolvida na Freguesia entre 1860 e 1911.

2017-03-21 18:00