Ler os nossos com José-Alberto Marques

Apresentação do livro Épicodrone E etc

Público em geral

José-Alberto Marques
Natural de Torres Novas, José-Alberto Marques (1939-) frequentou a Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Obrigado a abandonar os estudos por razões económicas, exerceu diversas profissões ao mesmo tempo que fazia o Curso de História. Radicado em Abrantes desde a década de 1960, foi professor efetivo de Português na Escola D. Miguel de Almeida. Das diversas atividades de intervenção cultural e artística, destaque-se participação no segundo número da revista Poesia Experimental (1966), Operação 1 (1967) e na Conferência-Objeto (Galeria Quadrante, 1967). Recebeu o 1º Prémio Nacional de Literatura Infantojuvenil nas comemorações dos 20 anos do 25 de Abril, com o livro A Magia dos Sinais (1996). Em 1996 recebeu a medalha da cidade de Abrantes.
Ligada ao movimento da poesia experimental portuguesa desde as suas primeiras manifestações no final de década de 50, a obra de José-Alberto Marques alia a experimentação fonossemântica e grafossemântica a um lirismo autobiográfico e uma aguda consciência social e política. O quotidiano pessoal surge reenviado ao espaço social coletivo e a insistente presença de um e de outro são reflexivamente interrogadas pela materialidade da língua e da escrita. Estas são, por vezes, objeto de operações de fragmentação e constelação gráfica, mas também de experimentação narrativa.

Épicodrone E etc
O título é, de certa forma, a exigência duma fórmula que se insira num processo de criação que prossiga o modelo criativo que o autor altera consoante o movimento estagiário, os seus conhecimentos, a sua cultura, a sua colocação no espaço e tempo literários.
No meu caso pessoal, tenho tentado ao longo da vida expor algo de avanço e atualização, consoante os graus de aprendizagem própria. Palavra ingénua, quase cruel, mas espelho do autor.
Deixei que a imaginação me ditasse algo de não mui comum neste tempo. Intentei experimentar a “epicidade”, não sem a contaminar com algo de poética lírica e um certo cunho cultural, um pouco barroco.

2017-05-18 18:00