Festival de Filosofia de Abrantes

O regresso da história: a crise da democracia e o autoritarismo, a religião e os radicalismos
Organização do Município da Abrantes em parceria com o Clube de Filosofia de Abrantes
Destinado ao público em geral

É urgente e fundamental que a filosofia e o pensamento voltem à rua, ocupem a praça, atuem no espaço público, promovam o diálogo, o debate e a participação cidadã, intervenham sobre o nosso mundo, a nossa vida e o nosso tempo.D172

O século XXI abre a definir-se como o tempo do regresso da História e da ideologia, de novas contradições e novos focos de conflitualidade, ameaças e imprevisibilidades, de novas inseguranças e incertezas.

As democracias estão a ser severamente confrontadas com os seus próprios limites, mas também com as novas autocracias emergentes ou já constituídas. A religião retorna como fonte de novas utopias e invade a geopolítica mundial.

O Festival de Filosofia de Abra+D15ntes quer ser uma praça aberta. Pretende convocar-nos a refletir e marcar posição. Pretende reunir políticos e intelectuais. Dar-lhes voz e fazer-lhes perguntas. Trazer os cidadãos aos problemas e às soluções.

O mundo está perigoso e a vida de milhões muito difícil. Mas o projeto de uma vida refletida, que começámos há pelo menos dois milénios e meio, continua a desafiar-nos e a convocar-nos.

2017-11-17 09:00 - 17:30

• De 2017-11-10 09:00 a 2017-11-19 17:30
    segunda, terça, quarta, quinta & sexta