Técnica e civilização - Apresentação do livro por Sara Cura

Apresentação do livro Técnica e civilização, de Lewis Mumford da editora Antígoa.
Integrada no encontro “O Ribatejo e a indústria” 


Técnica e civilização  
Técnica e Civilização (1934) é uma história da máquina e dos seus efeitos no mundo ocidental. Obra monumental e profética que acompanha a evolução da tecnologia, indaga que valores dela nasceram e examina o seu ascendente sobre o ser humano. Neste fresco histórico, Lewis Mumford lega-nos alguns dos seus maiores contributos teóricos: a ideia de que a invenção do relógio inaugurou a Era da Máquina; uma nova periodização das técnicas, na qual a máquina surge ora como instrumento útil, ora como agente da alienação; e uma célebre e pioneira cronologia de invenções. Nos meandros do progresso, Técnica e Civilização faz uma lúcida reflexão sobre a ambivalência da tecnologia: a derradeira responsabilidade pelo lugar da máquina na sociedade recai sobre nós. Compete-nos usá-la em nome da harmonia e do desenvolvimento da humanidade, em vez de criarmos um arsenal de autodestruição, para que não sejamos meras peças sobresselentes da sociedade capitalista e industrializada.

O Ribatejo e a indústria
Habituámo-nos a pensar o Ribatejo em termos de touros e agricultura, apesar de ter várias outras dimensões. Desta vez, pensamos o Ribatejo e a indústria.
O encontro “O Ribatejo e a indústria” terá lugar no Edifício Pirâmide, no dia 19 de outubro, com várias atividades durante o dia. 


Público alvo: Geral

Data
2019-10-17 21:30
Local
Biblioteca Municipal António Botto - Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Municipal António Botto
Abrantes, Portugal
 
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.