A biblioteca ao sábado: Baseado no livro O morcego bibliotecário

A biblioteca ao sábado // Dia 11 // 10:30 e 11:30
No 2.º sábado de cada mês, dentro ou fora de portas, “espalhamos a notícia, do mistério da delícia da leitura” e fazemos consigo, do lugar onde estiver, uma casa das palavras. Projeto de abordagem intergeracional de promoção da leitura, da iniciação à formação de mediadores. Para crianças, pais, avós, outros familiares, bem como os vizinhos e amigos da leitura. Através de ateliês multidisciplinares onde a palavra é o ponto de partida ou de chegada, os participantes exploram as diferentes linguagens artísticas e de comunicação.

O morcego bibliotecário da escritora Carmen Zita Ferreira e do ilustrador Paulo Galindro. Editora Trinta por uma linha.
O morcego bibliotecário é um livro que tem como pano de fundo um facto verídico reportado, de quando em vez, pela comunicação social: os morcegos, pela sua habilidade em capturar insetos, asseguram a preservação dos livros de algumas das mais antigas e relevantes bibliotecas portuguesas, como a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a Biblioteca do Palácio de Mafra. Além de informações sobre as diversas espécies de morcegos e do seu habitat, esta história com asas, enfatiza sobretudo o amor aos livros e à leitura. É esta razão que leva Franjinhas, o protagonista da narrativa, a deixar a sua família e a sua comunidade para suceder ao velho Ferradura como bibliotecário, no palácio distante, e assim dar continuidade a uma ilustre linhagem de morcegos bibliotecários. A este criativo argumento, sonhado por Carmen Zita Ferreira, o ilustrador Paulo Galindro empresta e dedica toda a sua arte e paixão, experimentando pela primeira vez mostrar a grandeza do seu apelido materno (Paulo Jorge Carvão Galindro) na técnica (de ilustração) de um livro. O resultado é absolutamente fantástico.

10:30 (dos 3 aos 6 anos) e 11:30 (dos 7 aos 10 anos)
Duração: 40 min
Público / Infantil