![]()
|
| O poder da palavra: pensar, agir, transformar
«Uma cidade se não tiver acontecimentos pequenos não é grande.»
|
|
O Festival de Filosofia de Abrantes continua, ano após ano, a provocar os cidadãos desta nossa Polis!
|
Sendo a Palavra, por excelência, a grande criadora, ela é sem dúvida a força poderosa que faz mover o mundo. Sempre que alguém pensa, fala, sente, imagina, medita, grita ou canta, está simplesmente a criar, como António Botto tão bem escreveu. Mesmo as mais opacas, curtas ou sucintas, as palavras continuam a ter um eco infindável. Não há propriamente boas ou más palavras. Há bons e maus entendimentos. Claras e imprecisas perceções. Abertos e fechados diálogos.
|
|
As palavras são boas. As palavras são más. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras estão ausentes. Algumas palavras sugam-nos, não nos largam: são como carraças: vêm nos livros, nos jornais, nos slogans publicitários, nas legendas dos filmes, nas cartas e nos cartazes. As palavras aconselham, sugerem, insinuam, ordenam, impõem, segregam, eliminam. São melífluas ou azedas. O mundo gira sobre palavras lubrificadas com óleo de paciência. Os cérebros estão cheios de palavras que vivem em boa paz com as suas contrárias e inimigas. Por isso as pessoas fazem o contrário do que pensam, julgando pensar o que fazem. Há muitas palavras. […]
Crónica de José Saramago (1922 — 2010) publicada no livro Deste Mundo e do Outro, Editorial Caminho, Lisboa, 4.ª edição, 1997
|
|
PROGRAMA
20.novembro.2025 Assembleia da Palavra Sessões com os alunos participantes nas residências filosóficas e oficinas de diálogo de perguntas e respostas (1º ciclo do ensino básico e ensino secundário)
9h15-10h45 Agrupamento de escolas nº2 de Abrantes
11h00-12h30 Agrupamento de escolas nº1 de Abrantes
14h30-16h00 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA)
Convidado: José Rosa Provocadora: Joana Rita Sousa
17h00 CERIMÓNIA DE ABERTURA Presidente da Câmara Municipal de Abrantes Manuel Jorge Valamatos
CONFERÊNCIA INAUGURAL José Gil
18h00 A palavra na construção da realidade A linguagem não é apenas uma forma de descrever o mundo, mas também de o criar. As palavras moldam o nosso pensamento, as nossas perceções e as nossas ações.
Tópicos para discussão: Como a linguagem influencia o nosso pensamento filosófico, científico e artístico. O papel das palavras na construção de identidades pessoais e coletivas. A relação entre linguagem, realidade e verdade
Convidados: David Marçal Edson Athayde João Tordo Sandra Duarte Tavares
Provocador: David Erlich
21H30 A palavra como ferramenta de transformação As palavras têm a capacidade de provocar mudanças significativas, tanto a nível individual como social.
Tópicos para discussão: O papel das palavras no desenvolvimento pessoal. O poder da poesia, da literatura, da filosofia e do teatro na transformação individual e social. A retórica e a oratória como ferramentas de liderança e de mobilização de massas.
Convidados: Catarina Barosa Francisca Seabra João Teixeira Lopes Marta Faustino
Provocador: Nelson Carvalho |
21.novembro.2025 17h30 O poder ético e político das palavras A responsabilidade que temos ao usar as palavras. A linguagem pode ser uma ferramenta de poder, de opressão ou de libertação.
Tópicos para discussão: A importância da linguagem no debate público e na democracia. O perigo da desinformação, das fake news e do discurso de ódio. A censura e a liberdade de expressão como desafios filosóficos e éticos.
Convidados: Carlos Morujão Isabel Nery Miguel Crespo Sandy Gageiro
Provocador: José Rosa
21h30 A palavra na era digital Pode um algoritmo gerar uma palavra com significado?O que distingue a palavra humana da palavra de um algoritmo?
Tópicos para discussão: A comunicação nas redes sociais: superficialidade, imediatismo e o impacto na interação humana. A inteligência artificial e a linguagem: podemos ter uma "conversa" com uma IA? O futuro da escrita e da palavra falada num mundo dominado pelo digital. O que é necessário para que uma palavra seja mais do que um conjunto de caracteres e realmente transmita uma ideia, uma emoção ou um conceito?
Convidados: Carlos Fiolhais Hugo Gonçalo Oliveira João Luis Cordovil Paulo Castro
Provocador: Anabela Mota Ribeiro |
22.novembro.2025 11h00 Oficina para famílias: E se as palavras nos fugirem? Com Joana Rita Sousa A palavra faz parte do nosso quotidiano. Quando estamos perante algo desconhecido ou novo, precisamos de uma palavra para dizer “isso”. E se um dia as palavras fugirem? E se as palavras desaparecem? Como será? Nesta oficina vamos filosofar e brincar com palavras, através do jogo e do diálogo.
Limite máximo de 14 participantes. Famílias com crianças dos 6 aos 11 anos. Inscrição de uma pessoa adulta + uma criança. Duração de 1h30.
15h00 O silêncio e a ausência da palavra Explora a filosofia do silêncio, a comunicação não-verbal e a importância do que não é dito.
Tópicos para discussão: A filosofia do silêncio: o que é a meditação e o que ela nos diz sobre a linguagem. A comunicação não-verbal e a sua relação com a linguagem falada. As lacunas e as entrelinhas: o que a ausência de palavras revela sobre nós.
Convidados: João Fiadeiro João Maria André Marco Neves Paulo Borges
Provocadora: Joana Rita Sousa
17h30 O poder da palavra: pensar, agir, transformar Exploração filosófica e interdisciplinar do poder intrínseco da palavra. A palavra não é apenas um meio de comunicação, mas uma força fundamental que molda o nosso mundo interior e exterior.
Pensar: A palavra e a consciência Agir: A palavra e a ação Transformar: A palavra e a mudança
Convidados: Bruno Nobre Carlos Bizarro Morais Mário Pissarra Mendo Henriques
Provocadora: Maria Flor Pedroso
21h30 “Mulheres poema – somos mãos unidas” Espetáculo com Maria Caetano Vilalobos |
Em paralelo: 3 a 7 de novembro de 2025 O poder da palavra: pensar, agir, transformar Residências filosófica e oficinas de diálogo Residências de perguntas e respostas Com Joana Rita Sousa (Preparação para a Assembleia da palavra) Com os alunos das escolas do concelho de Abrantes 18 a 22 de novembro de 2025
Feira do Liivro de Filosofia Biblioteca Municipal António Botto
Exposições Biblioteca Municipal António Botto Traços impercetíveis de resistência - Susana Rosa
MIAA (Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes), com entrada livre durante o festival Exposições permanentes |
Consulte as edições anteriores: |


